Malinowski
é considerado um dos quatro pais fundadores da Antropologia, por
isso suas fontes teóricas serem tão reduzidas. Ele estudou o que
estava disponível na sua época e criou um modo novo de olhar para
as comunidades primitivas. Alguns estudiosos podem ser considerados
como fonte teórica de Malinowski, eis aqui alguns trechos que
mostram essas fontes teóricas e o contexto histórico no qual
ele(Malinowski) estava inserido:
“ Na
Inglaterra, a antropologia seria remodelada em antropologia social
nos anos
entre as duas grandes guerras – uma disciplina comparativa, de base
sociológica, com conceitos nucleares como estrutura social, normas
estatutos e interação social.”( Eriksen e Nilsen, 2010: 52)
“ Malinowski
havia se doutorado em física e filosofia alguns anos antes em
Cracóvia, arte do império Austro-húngaro (agora pertencente a
Polônia). Em Leipzig ele havia estudado psicologia e economia, e por
influência do psicólogo social Wilhelm Wundt (1832-1920) ele se
convencera de que a sociedade devia ser entendida holisticamente,
como uma
unidade constituída de partes entrelaçadas, e que a analise devia
ser sincrônica (não histórica).”( Eriksen
e Nilsen,
2010: 55)
“Todas
as práticas e instituições sociais eram funcionais no sentido de
que se ajustavam num todo operante, ajudando a mantê-lo.
Diferentemente de outros funcionalistas que seguiam Durkheim, porem,
para Malinowski o objetivo último do sistema eram os indivíduos,
não a sociedade.” ( Eriksen e Nilsen, 2010: 57)
“Frazer,
em 1910 definira a Antropologia Social como um ramo da Sociologia que
se ocupa dos povos primitivos.” (Kuper, 1978: 13)
Sir
James Frazer prefaciou o livro de Malinowski – Argonautas do
Pacífico Ocidental. No início Malinowski se interessou pela
antropologia devido as descrições de Frazer dos povos primitivos.
Depois ele iria constatar que a evolução que Frazer tanto pregava
não condizia com a realidade encontrada por ele nas tribos
primitivas estudadas.
“A
Etnologia incluía o estudo comparativo e a classificação de povos,
baseada nas condições da cultura material, linguagem instituições,
ideias religiosas e sociais, em contraste com os caracteres físicos.”
(Kuper, 1978: 13)
“A
influência do meio ambiente sobre as instituições culturais e a
raça é estudada pela Antropogeografia (Ratzel e outros).” (Kuper,
1978:14)
Malinowski
revolucionou a antropologia com um método novo: a observação
participante. Fazer entrevistas, ir até o local do objeto pesquisado
não era algo novo, mas ir e observar, tentar colher diretamente da
fonte e perceber como esses “imponderáveis da vida” acontecem,
essa foi a grande contribuição de Malinowski.
ERIKSEN,
Thomas Hylland; NILSEN, Finn Silvert. História
da antropologia. Tradução
de Euclides Luiz Calloni .4.ed. Petropólis, RJ : Vozes,
2010.p.49-68
KUPER,
Adam. Antropólogos
e Antropologia. Tradução
de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro, F. Alves, 1978.p. 11-48.
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